A importância do cálculo
mental para a construção do conceito de número.
Estudos
recentes têm investigado as diferentes estratégias de resolução de cálculos mentais
e escritos em situações escolares, com crianças em diferentes idades. Por
cálculo mental compreende-se a utilização de diversos invariantes
lógico-matemáticos, também presentes no uso de algarismos escritos, como as
propriedades associativa, distributiva e comutativa no momento de evocação de
uma resposta (CORREA, 2004).
Segundo
Derussi, “a construção do número implica fundamentalmente nas experiências de
relações que os educandos realizam dentro e fora do âmbito escolar” (s/d, p.2).
O cálculo
mental é a forma mais complexa da matemática, pois envolve agilidade na hora de
resolver problemas matemáticos e o responsável pela resolução do problema é a
mente, que quanto mais aguçada, estimulada torna-se mais rápida para responder
situações problema. Muitas crianças são dotadas de uma inteligência lógico
matemática e são capazes de resolver problemas matemáticos, fazer contas e
falar a tabuada, mais rápido, que outras que estariam usando uma calculadora
por exemplo.
É
importante estimular os alunos a usar a mente e o raciocínio lógico, mas não
devemos nos esquecer que cada criança
tem um acompanhamento diferente em cada disciplina e devemos respeitar o tempo destas.
Uma forma bem eficaz para a compreensão de número, com crianças com 6 anos, é
falar um número a ela, e se ela demorar
para responder, pedir que esta pense na quantidade, afim de chegar a construção
do número. Exemplo, digo o número 2, ela tem mais chance de interpretar antes
do algarismo 2 objetos, então ela imagina, 2 bolas, 2 bonecas, ou seja 2 itens
antes de qualquer coisa.
Duhalde e
Cuberes (1998) ressaltam que a maioria das crianças nasce e convive em um mundo
no qual o número é uma forma de expressão e comunicação com sentido: a troca, a
compra, a venda, a resolução de problemas que tem a ver com a reunião e a distribuição
de objetos que formam parte da cultura adquirida na infância.
O cálculo
mental e as técnicas para o cálculo mental
Não confundir cálculo mental com “continhas de
cabeça”. O cálculo mental refere-se à possibilidade de encontrar a solução de
uma operação independentemente de seu registro e utilizando-se técnicas de decomposição.
Exemplo 1: na prateleira de uma loja havia 57
pirulitos. Coloquei outros 22. Descubra quantos são os pirulitos agora.
57 + 22 =
50 +20 + 7 + 2 = 79
Exemplo 2: com o total de R$65,00, pretende-se
comprar algo que custa R$12,00. Quanto restará após a compra?
60 – 10 =
50
5 – 2 = 3
65,00 –
12,00 = 53,00
Exemplo 3: em uma vitrine, uma roupa está marcada
com o seguinte preço: 4 x R$24,00.
4 x 20 +
4 x 4 = 80 + 16 = 96 (Para esse cálculo foi utilizada a propriedade
distributiva da multiplicação em relação à adição).
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