A escrita dos cálculos e as
técnicas operatórias
Constance
defende que, diferentemente do que algumas interpretações indicam, desenvolver
e exercitar os aspectos lógicos do número com atividades pré-numéricas
(seriação, classificação e correspondência termo a termo) é uma aplicação
equivocada da pesquisa de Jean Piaget (1896-1980), preocupações epistemológicas
e não didáticas. Sabe-se que as noções numéricas são desenvolvidas com base nos
intercâmbios dos pequenos com o ambiente e, portanto, não dependem da
autorização dos adultos para que ocorram. Ninguém espera chegar aos 6 anos para
começar a perguntar sobre os números.
As criança ativa e curiosa não aprende Matemática memorizando, repetindo e exercitando, mas resolvendo situações-problema, enfrentando obstáculos cognitivos e utilizando os conhecimentos que sejam frutos de sua inserção familiar e social.
As criança ativa e curiosa não aprende Matemática memorizando, repetindo e exercitando, mas resolvendo situações-problema, enfrentando obstáculos cognitivos e utilizando os conhecimentos que sejam frutos de sua inserção familiar e social.
Importância do cálculo mental
Na nossa
vida diária, temos necessidade de fazer inúmeros cálculos. Contudo, em grande
parte deles não recorremos ao papel e ao lápis. Antes, são realizados
mentalmente. Mesmo no cálculo escrito, somos chamados a fazer uso de um intenso
cálculo mental. Os processos do cálculo mental são diferentes dos que são
usados nos algoritmos escritos. O cálculo mental permite maior flexibilidade de
calcular, bem como maior segurança e consciência na realização e confirmação
dos resultados esperados, tornando-se relevante na capacidade de enfrentar
problemas.
A escrita dos
cálculos
Os aspectos fundamentais para a realização e o registro dos cálculos são
o conhecimento da estrutura lógica do Sistema de Numeração Decimal e o significado
das operações.
A estrutura do
Sistema de Numeração Decimal
O contato com números (telefone, preços, entre outros) não garante a
compreensão do conceito de número que dirá do SND. Os princípios básicos do
Sistema de Numeração Decimal: A base decimal; a notação posicional e um signo
para cada um dos dez primeiros números. Desde cedo, a criança utiliza os dedos
da mão para contar, assim contam de dez em dez. Na escola, deve ser estimulada
a criar estratégias pessoais para decodificar o sistema.
O Estímulo a
Criação de Estratégias Pessoais
As estratégias pessoais possibilitam a vivência de conflitos que
permitem aos alunos ajustar e revisar suas concepções. Exemplo: pedir a
cada criança que pensem em um número muito alto e escrevam-no e depois que
comparem os números escritos.
Outros meios para a
compreensão do SND
Ainda devem ser oferecidas situações-problema com:
• Materiais não estruturados: as gavetas, os palitos, as tampinhas entre outros.
• Material Dourado: representando
a unidade (cubinhos), dezenas (barrinhas), placas (centenas), Unidade milhar
(cubão).
• Fichas simbólicas (dinheiro) em atividades de compra e
venda (mercadinho)
• O ábaco: da direita para a esquerda as hastes representam
a unidade, a dezena, a centena, a unidade de milhar e assim por diante.
The Wynn hotel-casino - JT Hub
ResponderExcluirThe Wynn hotel-casino is one of the most distinctive resorts in Las Vegas. It is located 밀양 출장샵 at the southern end of the Las 김제 출장마사지 Vegas Strip, and 논산 출장샵 is connected to its 상주 출장마사지 sister 아산 출장안마 property,