domingo, 2 de setembro de 2012


Possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número



O professor não ensina conceitos aos alunos. Ele os ajuda a construí-los.
Um bom exemplo disto é o da construção do conceito de número, que envolve a conservação de quantidades.
Uma criança pode ser auxiliada até chegar à construção do conceito de conservação de quantidades, porém não se pode ensinar esta conservação.
Para que a criança construa o conceito de número, que é um conceito complexo, é preciso que o professor lhe ofereça inúmeras atividades de classificação, seriação, ordenação de quantidades.
Só a partir de experiências relevantes e dosadas para a criança é que ela poderá abstrair características comuns que a levem a formar determinados conceitos.
Deve-se respeitar o ritmo da criança sem, contudo, ficar apenas esperando que ela construa os conceitos.
Para ajudar a construir o conceito de número, por exemplo, que é um conceito lógico-matemático, deve-se propiciar experiências em diferentes graus de complexidade, isto porque, este é um conceito cuja construção demanda tempo e envolve várias gradações: números naturais, racionais, negativos, reais, complexos.
As fases porque passam a construção e compreensão de um conceito matemático
A construção e compreensão de um conceito matemático passa por duas fases. Em primeiro lugar, ele deveria ser utilizado como ferramenta em um contexto bem definido, ou seja, deveria ser abordado como algo que ajuda a resolver um problema.
Em segundo lugar, após ter sido utilizado como ferramenta contextualizada, o conceito precisa ser descontextualizado, adquirindo status de saber matemático abstrato e independente.

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