Possibilidades de
intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo
inicial da construção do conceito de número
O
professor não ensina conceitos aos alunos. Ele os ajuda a construí-los.
Um
bom exemplo disto é o da construção do conceito de número, que envolve a
conservação de quantidades.
Uma
criança pode ser auxiliada até chegar à construção do conceito de conservação
de quantidades, porém não se pode ensinar esta conservação.
Para
que a criança construa o conceito de número, que é um conceito complexo, é
preciso que o professor lhe ofereça inúmeras atividades de classificação,
seriação, ordenação de quantidades.
Só
a partir de experiências relevantes e dosadas para a criança é que ela poderá
abstrair características comuns que a levem a formar determinados conceitos.
Deve-se
respeitar o ritmo da criança sem, contudo, ficar apenas esperando que ela construa
os conceitos.
Para
ajudar a construir o conceito de número, por exemplo, que é um conceito
lógico-matemático, deve-se propiciar experiências em diferentes graus de
complexidade, isto porque, este é um conceito cuja construção demanda tempo e
envolve várias gradações: números naturais, racionais, negativos, reais,
complexos.
As
fases porque passam a construção e compreensão de um conceito matemático
A
construção e compreensão de um conceito matemático passa por duas fases. Em
primeiro lugar, ele deveria ser utilizado como ferramenta em um contexto bem
definido, ou seja, deveria ser abordado como algo que ajuda a resolver um
problema.
Em
segundo lugar, após ter sido utilizado como ferramenta contextualizada, o
conceito precisa ser descontextualizado, adquirindo status de saber matemático
abstrato e independente.
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