sábado, 29 de setembro de 2012


A utilização dos números no cotidiano
Planejamento para disciplina de Matemática – 2º Ano do Ensino Fundamental I.

Já que os números estão presente no dia a dia das pessoas e também das crianças, nada mais interessante do que apresentar esse complexo mundo dos números a elas a partir de situações do seu cotidiano, para que a construção dos números e das operações se tornem mais significativa.

Partindo então, buscamos algumas atividades que favoreçam essa ideia dos números no cotidiano, partindo da realidade dos alunos para que eles procurem e saibam dizer onde o número está presente no seu dia a dia.



A utilização dos números no cotidiano
Planejamento para disciplina de Matemática – 2º Ano do Ensino Fundamental I.
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Os números em nosso cotidiano
Ano de ensino: 2º ano
Tema: A utilização dos números no cotidiano
Objetivo:
Perceber a importância dos números em diversas situações do nosso cotidiano.
Material:
Cartolina, lápis, borracha e lápis de cor.
Conhecimento prévio:
É necessário que a turma conheça os números para realizar a atividade proposta.

Atividade motivacional:
Questione os alunos sobre a importância dos números em nossa vida, pois os usamos em várias situações do nosso cotidiano. Instigue a turma para saber quais os exemplos de utilização de números que podem ser citados.
Encaminhamento metodológico:
Após essa conversa inicial, confeccione, juntamente com a turma, um cartaz grande, com algumas questões e respostas de todos os alunos.
Depois de pronto o cartaz com todas as informações, exponha no mural da sala. É uma oportunidade de todos conhecerem um pouquinho mais sobre seu colega. Segue exemplo:

Outra sugestão é usar a foto do aluno e colocar essas informações numa folha individual, para depois expô-las no mural.


Circule os desenhos das situações cotidianas que envolvem números.

Outra sugestão de avaliação seria procurar imagens, em revistas, de situações em que a utilização dos números é imprescindível. Ex.: fazer uma ligação do celular, ir ao supermercado.
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Operações matemáticas
Ano de ensino: 3º ano
Tema: Supermercado
Objetivo:
Relacionar a quantidade monetária com os números.

Material:

Folha sulfite, lápis, borracha, pranchetas, material dourado.
Conhecimento prévio:
Saber utilizar a contagem oral e fazer adições e subtrações utilizando o dinheiro produzido pelos alunos.
Atividade motivacional:
Expor a atividade proposta, em que os alunos montarão um supermercado.
Encaminhamento metodológico:
Iniciar designando algumas tarefas para grupos de cinco alunos. Cada grupo deverá confeccionar um material, por exemplo: um grupo confeccionará o dinheiro, outro os produtos, outro panfletos.
Os produtos do mercado poderão ser confeccionados com embalagens de papelão encapadas com folha sulfite e colados papéis explicativos dos produtos.
Nesta atividade, poderá ser utilizado um computador como caixa registradora, demonstrando como utilizar a calculadora.
Fazer grupos ou deixar que os alunos se organizem por conta própria. Porém, será necessário intervir para rodízio de funções, como compradores ou vendedores, para que todos possam atuar nas diferentes ações.
Avaliação:
Professor, ofereça algumas situações-problema de acordo com os produtos apresentados neste mercadinho. Seus alunos também podem criar algumas possibilidades de questionamento para todos, de que haverá troca. Importante mesmo é trabalhar com os alunos a leitura da problematização. Compreendendo o que está escrito e o que se pede, fica mais fácil resolvê-la.
EX:
Márcia foi ao mercado e comprou 2 kg de arroz e 4 kg de feijão. Cada kg de arroz custa R$2,00 e cada kg de feijão custa R$ 3,00. Quanto Márcia gastou nesta compra?
Outra dica é pedir que seus alunos façam, em casa, uma lista dos produtos que os pais comprariam desse mercado. Conforme a quantidade de produtos que forem construídos, construa com seus alunos dois supermercados ou até mesmo três. Divida a turma em duas ou três equipes e cada uma terá que colocar o preço que achar correto.
Quando chegarem com a lista de compras de casa, os produtos já devem estar listados para que os pais saibam o que existe no mercado para comprar; encaminhe os alunos, para comprar os produtos pedidos pelos pais. Depois solicite que façam a composição dos preços e quanto gastaram ao todo, em seguida, discuta e crie situações-problema de acordo com a realidade apresentada pelos alunos.
Com esta atividade você pode desenvolver muitos exercícios com seus alunos a respeito do sistema monetário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário